Ponte de Stanley , Alexandria

Alexandria : Quem fundou ? : Por que Alexandria é famosa?

Alexandria noiva mediterrânea uma das mais belas cidades do mundo é uma cidade prazerosa de se visitar e de fácil acesso vindo do Cairo. De passado glorioso, ela ainda possui monumentos que nunca a farão ser apenas mais uma cidade. Atualmente a segunda maior do Egito, Alexandria é um convite a olhar o passado da civilização egípcia sob a influência grega.


Citadela de Qaitbay , Alexandria

Quem fundou Alexandria?

Alexandria foi fundada por Alexandre O Grande em 331 a.C.. A cidade foi construída para ser um centro em estilo helenístico e atuar como ponte entre a Grécia e o restante do vale do Nilo. Sob a influência grega, Alexandria se tornou em um centro cultural à época.


Por que Alexandre O Grande fundou Alexandria?


Há um mito de que Alexandre O Grande teve a visão de Alexandria num sonho. Nesse sonho, Odisseu (de A Odisseia) apareceu para ele falando de uma terra, que seria a ilha de Pharos (onde depois seria construído o Farol de Alexandria). Alexandria teria viajado para Pharos e encontrado uma cesta de ouro. De longe, ele teria avistado Alexandria e, assim, decidido fundar a cidade.


O quão antiga é Alexandria?


Alexandria tem mais de 2500 anos sob a influência helenística e por mais de mil anos foi uma cidade muito importante. Infelizmente, Alexandria perdeu sua significância original, mas continua possuindo um charme particular e elementos daquele período, como a Coluna de Pompei.


Onde Alexandria está localizada?


Alexandria está na costa ao norte do Egito e é uma cidade portuária do Mar Mediterrâneo. 


Por que Alexandria é famosa?


Em primeiro lugar, por causa de seu fundador, Alexandre O Grande. Em segundo lugar, porque é uma ligação que temos hoje em dia ao mundo antigo.


Mas Alexandria também possui várias atrações, como a Cidadela de Qaitbay, a Coluna de Pompei, Palácio Montazah, a Nova Biblioteca Alexandrina, Mesquita de Abu al-Abbas al-Mursi, entre outros.


Alexandria já foi a capital do Egito?


Sim. Durante o período Ptolemaico e os impérios Romano e Bizantino, Alexandria permaneceu a capital do Egito por quase mil anos. Foi apenas quando os muçulmanos conquistaram o país, em 641 a.C. que a capital foi transferida para Fustad, próximo ao Cairo - e posteriormente destruída para a defesa contra as Crusadas.


biblioteca de Alexandria

Pontos turísticos em Alexandria

biblioteca de Alexandria

A antiga biblioteca e grande biblioteca do Egito foi construída pela ordem de Ptolomeu no século II a.C. e foi dito que continha 700.000 livros e que era a maior biblioteca do mundo naquela época. Isto se soma ao fato de que muitos grandes cientistas estudaram na biblioteca como Arquimedes


A biblioteca de Alexandria tornou-se famosa mundialmente porque foi a primeira biblioteca pública governamental da história. Havia muitas bibliotecas na época dos faros, mas era exclusiva para os sacerdotes dos templos e para a família real. A biblioteca continha a ciência, a civilização e livros de dois períodos notáveis: O faraônico e o grego. 


O Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria ou o Farol de Alexandria - os faróis de Alexandria - é uma das sete maravilhas do mundo que ele mencionou, e sua localização era na ponta da Península Pharos, que é a localização atual da Cidadela de Qaitbay em Alexandria, Egito. É considerado o primeiro farol do mundo. Rostratus o estabeleceu durante o reinado de Ptolomeu II, no ano de 270 d.C.


O Museu Greco-Romano

O Museu Greco-Romano é um museu de antiguidades em Alexandria, Egito onde explora cultura grega. Ele exibe uma grande variedade de antiguidades que foram encontradas em Alexandria e nos arredores, que são principalmente antiguidades da era Ptolomaica e da era Romana mais tarde, especificamente desde o estabelecimento de Alexandria no século III aC até o século III dC.


belo mar de Alexandria

Dá para ver as Pirâmides de Gizé de Alexandria?

Não. As Pirâmides de Gizé estão em Giza, ao sudoeste do Cairo. Há quase 200 km de distância entre Alexandria e as pirâmides.


Há pirâmides em Alexandria?


Não. As pirâmides no Egito foram construídas muito antes da existência de Alexandria, durante o período que vai de 2572 a.C. até 2150 d.C.. Alexandria foi construída na era ptolemaica, o que significa que os monumentos tinham estilo romano. Além disso, Alexandria está localizada no Baixo Egito (ao norte), e as pirâmides se concentram no Alto Egito (mais ao sul, de Assuã a Dashur).


O que fazer em Alexandria atualmente? 


Há uma quantidade de atividades para se fazer em Alexandria, mas é uma experiência e ritmos diferentes do Cairo. Uma forma agradável de aproveitar a cidade é combinar as atrações turísticas com a personalidade da cidade, como por exemplo caminhar pela orla, aproveitar para comer frescos frutos do mar ou até mesmo fazer uma piquenique nos jardims do Palácio Montaza.


Entre as atrações turísticas de mais destaque estão: Cidadela de Qaitbay, a Nova Biblioteca Alexandrina, Palácio Montaza, Catacumbas de Kom El Shoqafa, Museu Nacional de Alexandria, Mesquita de Abu al-Abbas al-Mursi e Coluna de Pompei.


Vale a pena visitar Alexandria?


Alexandria é a segunda cidade mais importante do Egito, e por ser uma cidade costeira é uma oportunidade de aproveitar o ar puro. É um passeio bem prazeroso de se fazer, e um contraste com o caótico Cairo. Muitas pessoas não tem muito tempo e por isso Alexandria não é uma prioridade, mas é possível aproveitar um dia de passeio apenas e o trajeto é bem simples. Basta pegar o trem de manhã da capital (a viagem dura 3h30), assim pode aproveitar o dia, e retornar de noite.


Venha conosco para conhecer as cidades do Egito Cairo, Aswan, Luxor e Alexandria. Confira!

FAQ

O Pacotes para O Egito é uma das empresas mais reconhecidas e experientes no turismo egípcio, temos 10 anos de experiência, Adaptamos a viagem de nossos clientes aos seus desejos e oferecemos serviço profissional de qualidade, além de facilitar pagamento e oferecer assistência a qualquer momento.

Não. Nós não aplicamos sobretaxa nos pagamentos via débito ou cartão de crédito.

Pedimos depósito de entrada de 25% do preço total do pacote. Para pacotes de Natal, Ano novo e outras épocas de alta temporada, pedimos depósito de 50%.

Há uma variedade de opções, já que os cruzeiros oferecem pensão completa em buffet ou menu fixo. Cada refeição é servida em horário fixo e as bebidas não são incluídas, incluindo água. Porém, café e chá são servidos o café da manhã e chá da tarde. No caso de refeições especiais como veganas ou diet, essas devem ser mencionadas no ato da reserva. 


Ver mais