Barragem de Assuã
Desde a sua construção, a Barragem de Assuã representa um importante símbolo econômico e de desenvolvimento para o Egito, mas não apenas, pois ela mudou o cenário local e a configuração de certas atrações turísticas. Venha saber mais!
O que é a Barragem de Assuã?
A Barragem de Assuã nada mais é do que uma represa construída na década de 60 sob o governo do presidente Gamal Abdel Nasser com o intuito de proporcionar benefícios a todo o país. Desde a sua anunciação à construção, a represa impactou enormemente a população egípcia. Atualmente 11.000 metros cúbidos de água passam pela barragem por segundo.
Por que a Barragem de Assuã foi construída?
Para gerar mais energia elétrica ao país e para resolver a questão das enchentes do rio Nilo, que eram um problema desde a época do Egito Antigo. As cheias podiam significar perdas irreparáveis à população, já que se intensas destruiríam plantações e se escassas não proporcionariam a irrigação necessária e o país passariam por momentos de fome.
Com a modernidade e o crescimento da população, adicionou-se um novo problema: a necessidade de mais geração elétrica. A construção da barragem seria uma solução para ambas questões, porém a ideia em si não era nova e foi preciso balancear alguns prós e contras.
Como a Barragem de Assuã afetou antigos templos?
Uma das questões que a construção da represa trouxe foi como salvar os sites arqueológicos que sofreriam com o lago artificial que surgiria como consequência das obras. Em 1889 durante a colonização britânica, essa questão já havia sido levantada, mas sem soluções.
O governo egípcio, enfrentando a mesma questão, juntou-se então com a UNESCO em uma gigante força-tarefa para salvar os templos de Abu Simbel e Philae. Impressionantemente, os templos foram removidos de seu local original e realocados em lugares onde estariam a salvo. Foram precisos milhares de dólares, centenas de homens e extrema precisão para cortar blocos de pedra de até 40 toneladas e reencaixá-los.
Infelizmente, outros templos em risco não puderam ser salvos e foram perdidos. Atualmente eles se encontram no fundo do lago Nasser.

Quais são os prós e contras da Barragemde Assuã uma vez finalizada?
Definitivamente a barragem trouxe um grande potencial hidroelétrico ao Egito e pequenos agricultores agora podem irrigar as plantações de acordo com suas necessidades, sem depender da intensidade dascheias do rio.
Por outro lado, a represa teria afetado terras no delta Nilo, cuja fetilidade teria diminuído com a irrigação não chegando até lá como antes. A população local de Assuã também começou a relatar o surgimento de casos de esquistossomose, com os parasitas vivendo nas águas do lago Nasser.
Há também questões políticas e financeiras, já que o Egito precisou fazer um grande empréstimo para pagar pelas obras.
O que é o lago Nasser?
É o lago artificial que surgiu com a construção da barragem. A reserva possui cerca de 4km de extensão onde antes era apenas terra. O nome é uma homenagem ao presidente Gamal Abdel Nasser e atualmente é uma atração turística em si, com cruzeiros e atividades de pesca.
Permita-nos levá-lo a este lugar maravilhoso, bem como aos antigos templos de Luxor e Aswan. Confira nosso pacote para Aswan com cruzeiro no nilo.


Pacotes Sugeridos
Experimente uma aventura única ao visitar o Cairo, faça um cruzeiro pelo Rio Nilo e explore Abu Simbel. Vem com a gente!
A Partir De
$1460
Como um faraó: aproveite a viagem ao Egito que você merece. O Cairo e um cruzeiro fantástico no Nilo esperam por você! Reserve já!
A Partir De
$1650
Avaliações dos nossos viajantes