- Página Principal
- wikis
- Obelisco Inacabado

Obelisco Inacabado
Um grande obelisco repousa eternamente numa antiga pedreira de Assuã. Mas por que ele está ali? Quem o construiu e o abandonou? O fato é que é justamente por estar onde está que ele se tornou tão famoso. Conheça o Obelisco Inacabado!

O que é o Obelisco Inacabado?
Trata-se de uma grande pilastra esculpida em pedra com um topo pontudo em estilo de pirâmide. Ele está localizado em Assuã numa antiga pedreira utilizada pelos egípcios como fonte de matéria-prima para muitas de suas construções arquitetônicas.
Por que o Obelisco Inacabado é uma atração?
Por ter sido abadonado in loco, esse obelisco proporcionou a especialistas uma válida compreensão sobre como era o processo de lapidação de pedras no Egito Antigo. Estudos revelam que se terminado, o obelisco teria sido o maior já construído, com 120 metros de altura e cerca de 1200 toneladas.
Por que o obelisco foi construído?
Muito provavelmente o Obelisco Inacabado seria posto no Complexo de Karnak em homenagem a algum deus e faraó.
Por que o obelisco foi deixado inacabado?
Sabe-se que o obelisco estava sendo lapidado diretamente da pedra de granito, mas em algum momento durante o trabalho começaram a aparecer rachaduras no monumento. Possivelmente foi cogitado pelos antigos egípcios que a razão para o surgimento das rachaduras tenha sido um problema na rocha, quando na realidade foi o processo de extração em si.
Qualquer que tenha sido a conclusão, porém, a lapidação e construção do obelisco foi abortada e, assim, o mesmo foi abandonado.

Qual era o objetivo em construir obeliscos?
No Egito Antigo, associava-se o formato triangular com diversas teorias místicas que vão desde a criação do mundo à ascensão dos faraós aos céus, daí a construção de pirâmides e da escolha da Montanha de Tebas como local sagrado para a construção do Vale dos Reis devido ao seu formado piramidal.
Dessa forma, esse formato foi explorado de diversas maneiras ao longo do período faraônico até, finalmente, ser representado também em obeliscos, que possuíam a ponta piramidal. Entretanto, a preferência não era somente estética ou devido a crenças, já que uma vez erguidos os obeliscos desempenhavam a importante função de refletir a luz do sol no templo quando esta batia na ponta em pirâmide. Obviamente, com o passar do tempo, obeliscos também começaram a ser erguidos tanto por motivos religiosos quanto políticos, pois representavam estabilidade e permanência.
Quem encomendou o Obelisco Inacabado?
Estudiosos acreditam que o Obelisco Inacabado teria sido encomendado pela rainha Hatshepsut. As justificativas que sustentam essa teoria são duas. A primeira é porque o obelisco erguido por ela no Templo de Karnak é tão impressionante em termos de grandiosidade quanto o primeiro obelisco que não deu certo. A segunda vem de evidências encontradas em hieroglifos no seu templo, que revelam cenas de um grande obelisco sendo transportado.
Porque Hatshepsut teoricamente estava governando como faraó-regente até Tutméses III poder assumir o trono, acredita-se que ela tinha alguns projetos ambiciosos demais para o período de tempo que dispunha, e por isso nunca os conseguiu concluir.
Como visitar o Obelisco Inacabado?
Uma visita ao Obelisco Inacabado com certeza está incluída na maioria dos passeios de cruzeiro pelo Nilo, mas se não é o seu caso, é possível chegar até a sua localização de táxi ou vans de grupos de turistas.
Venha e explora o Obelisco Inacabado e relaxe num cruzeiro no rio nilo. Confira!
FAQ
O Pacotes para O Egito é uma das empresas mais reconhecidas e experientes no turismo egípcio, temos 10 anos de experiência, Adaptamos a viagem de nossos clientes aos seus desejos e oferecemos serviço profissional de qualidade, além de facilitar pagamento e oferecer assistência a qualquer momento.
Não. Nós
não aplicamos sobretaxa nos pagamentos via débito ou cartão de crédito.
Pedimos depósito
de entrada de 25% do preço total do pacote. Para pacotes de Natal, Ano novo e
outras épocas de alta temporada, pedimos depósito de 50%.
Há uma
variedade de opções, já que os cruzeiros oferecem pensão completa em buffet ou
menu fixo. Cada refeição é servida em horário fixo e as bebidas não são
incluídas, incluindo água. Porém, café e chá são servidos o café da manhã e chá
da tarde. No caso de refeições especiais como veganas ou diet, essas devem ser
mencionadas no ato da reserva.