Templo de Horus
O Templo de Horus, também conhecido como Templo de Edfu, é um templo construído no estilo greco-romano durante o período ptolomaico.
Ele é dedicado ao deus cabeça de falcão Horus. Segundo a lenda à moda shakespeariana, Horus era filho dos deuses Osíris e Ísis. Porém, seu tio Seth, ganancioso por poder, assassinou Osíris e mergulhou o Egito em um reino de terror.
Hórus jurou vingar a morte do pai. Ele se tornou um guerreiro e assim o fez. O templo é o maior já construído para Horus e ilustra em suas paredes várias cenas da batalha travada com seu tio. Além disso, o Festival de Edfu, realizado no templo, festejava o casamento de Horus com a deusa do amor Hathor.
Quando o Templo de Horus foi construído?
A construção do Templo de Hórus começou em 237 a.C. durante o reinado de Ptolomeu III. Vale lembrar que muitos templos foram construídos durante a dinastia ptolemaica, como Kom Ombo, Philae e Dandara. Porém as obras só terminaram em 57 a.C.

Muita coisa! Os gregos foram derrotados e o Império Romano dominou o Egito. Em 391 d.C o imperador Theodosius I declarou que adorações não-católicas eram ilegais e, portanto, os romanos destruíram ou desfiguraram várias esculturas do Templo de Hórus. O teto do Salão Hipostilo, poor exemplo, encontra-se escurecido até hoje.
O tempo, finalmente, levou a melhor e, assim como os outros templos que hoje fazem parte das atrações do Egito, o Templo de Hórus foi engolido pelas areia do deserto até ficar a 39 metros de profundidade.
Assim como aconteceu com o Templo de Luxor, um povoado deu-se no local e somente em 1860 uma escavação retirou a população e começou a escavação do templo que hoje podemos apreciar.
Quais são os destaques do Templo de Horus?
O Templo de Hórus possui duas salas com colunas interiores, uma com 18 e outra com 12, além de dois vestíbulos, um santuário e uma pequena sala conhecida com biblioteca, lugar onde acredita-se que eram guardados pergaminhos.
O santuário por sua vez é uma câmara escura com uma pequena fenda por onde a luz passa. O templo também possui escadas que dão para o telhado, onde há uma bonita capela dedicada à deusa Hathor.

Alguns dos detalhes que merecem destaque são as inscrições nas paredes, um grande pilone de 36 metros de altura e os belos e perfeitos falcões de granito que guardam a entrada do templo. No total, o templo mede 137 metros de comprimento e 79 metros de largura.
Qual é o melhor período do ano para visitar o Templo de Hórus?
As visitas acontecem ao longo do ano, mas se você não gosta de calor, evite os meses de maio a setembro, pois as temperaturas atingem acima dos 40 graus Celsius.
O que devo vestir para visitar o Templo de Hórus?
Sempre aconselhamos roupas e sapatos confortáveis, além de chapéus, protetor solar, cachecóis e óculos de sol.
Como chegar ao Templo de Hórus?
Geralmente a maioria das pessoas escolhem fazer um cruzeiro Nilo, então o navio para em Edfu e os visitantes seguem de charrete. Outra opção para aqueles que não estão fazendo um cruzeiro é chegar ao local de carro ou micro-ônibus.

Edfu era um local de assentamento e cemitério por volta de 3000 aC em diante. Era a 'casa' e centro de culto do deus falcão Hórus de Behdet (o antigo nome de Edfu), embora o Templo de Hórus como existe hoje seja ptolomaico. Iniciado por Ptolomeu III (246–221 aC) em 23 de agosto de 237 aC, no local de uma estrutura anterior e menor do Novo Reino, o templo de arenito foi concluído cerca de 180 anos depois por Ptolomeu XII Neos Dionysos, pai de Cleópatra VII.
Na concepção e design, segue o plano geral, escala, ornamentação e tradições da arquitetura faraônica, até o traje egípcio usado pelos faraós gregos retratados nos relevos do templo. Embora seja muito mais recente do que os templos de culto em Luxor ou Abidos, seu excelente estado de conservação ajuda a preencher muitas lacunas históricas; é, de fato, um exemplo de 2.000 anos de um estilo arquitetônico que já era arcaico durante a época ptolomaica.
Onde o Templo de Hórus está localizado?
O Templo de Hórus está localizado na cidade de Edfu, lado ocidental do Nilo entre Assuã e Esna. Seu local foi escolhido como ideal por estar longe do deserto e ao mesmo tempo não ser afetado pelas inundações do rio Nilo.
Preciso de um guia para visitar o Templo de Hórus?
Um guia egiptólogo experiente sempre tornará a sua visita mais completa e prazerosa.
São muitos segredos e histórias sobre este templo, você vai curtir sua viagem com a Pacotes para Egito, venha e reserve já sua viagem.

