Templo de Kom Ombo

Templo de Kom Ombo

A maioria dos principais templos do Egito Antigo possuem alguma paticularidade. O Templo de Kom Ombo por sua vez é o único que na verdade é dois. Mas por quê? Vamos descobrir mais sobre esse lugar fascinante!


As ruínas do templo Kom Ombo no rio Nilo

O que é o Templo de Kom Ombo?

É o templo dos deuses Sobek e Hórus, respectivamente os deuses com cabeça de crocodilo e cabeça de águia. Por ser o único construído para a veneração de dois deuses, dois templos idênticos foram construídos lado a lado.

 Quando o Templo de Kom Ombo foi construído?

construído há mais de dois mil anos Entre 180 a.C. e 145 a.C.. Apesar de ser um templo recente, do período ptolemaico, há vestígios no local de um templo construído pela rainha Hatsehpsut e pelo faraó Tutmeses III, denominado A Casa de Sobek (Ber Sobek).

Durante a era ptolemaica a estrutura ganhou novas adições, sendo que entre 51 a.C e 47 a.C. Ptolomeu XIII adicionou dois grandes salões hipostilos (um para cada), fazendo assim a maior contribuição de todas ao templo.

 Kom Ombo além de templo era também um centro de cura, e muitos peregrinos íam até lá para serem curados.

 Qual é a lenda do Templo de Kom Ombo?

 Existem diversas lendas e várias versões em relação aos deuses egípcios e suas origens, mas de acordo com a lenda de Kom Ombo, Sobek e Hórus eram irmãos. Hórus reinava na região como um bom rei, mas Sobek tinha inveja e expulsou Hórus, passando a ser o novo governante.

Sobek entretanto precisou fazer um pacto com demônios para que trabalhassem nas plantações, pois a população local era baixa e não haviam pessoas suficientes para trabalhar na terra. Na hora da colheita, entretanto, ouro brotou no lugar de comida. A população passou fome e Sobek se viu na necessidade de resolver a situação reconciliando-se com Hórus. Hórus retornou ao trono, compartilhado com seu irmão, e a região passou a prosperar de novo


Templo de Kom Ombo

Vale a pena visitar o Templo de Kom Ombo?

O Templo de Kom Ombo está entre os templos mais interessantes de serem visitados. Além da sua história, seus hieroglifos possuem registros de procedimentos cirúrgicos feitos no Egito Antigo. 

Infelizmente, o templo foi bastante afetado por terremotos ao longo dos séculos subsequentes, além de vandalismo e perseguições religiosas. Moradores da região também utilizaram-se de rochas para construir casas. Entretanto, um ponto interessante do templo é o "nilômetro", um poço ligado ao Nilo através de canais e que media o nível das águas para saber quando chegariam as cheias.

Não há muitos artefatos, mas justamente por ser um templo de Sobek, há uma quantidade de crocodilos mumificados descobertos nas proximidades.

 Ainda assim, Kom Ombo faz parte do circuito de principais templos a serem visitados e vale muito a pena, pois após um terremoto em 1992 foi fechado por três anos e completamente restaurado.

Explora O Tempo de Kom Ombo e muito mais nosso pacote para egito!

FAQ

O Pacotes para O Egito é uma das empresas mais reconhecidas e experientes no turismo egípcio, temos 10 anos de experiência, Adaptamos a viagem de nossos clientes aos seus desejos e oferecemos serviço profissional de qualidade, além de facilitar pagamento e oferecer assistência a qualquer momento.

Não. Nós não aplicamos sobretaxa nos pagamentos via débito ou cartão de crédito.

Pedimos depósito de entrada de 25% do preço total do pacote. Para pacotes de Natal, Ano novo e outras épocas de alta temporada, pedimos depósito de 50%.

Há uma variedade de opções, já que os cruzeiros oferecem pensão completa em buffet ou menu fixo. Cada refeição é servida em horário fixo e as bebidas não são incluídas, incluindo água. Porém, café e chá são servidos o café da manhã e chá da tarde. No caso de refeições especiais como veganas ou diet, essas devem ser mencionadas no ato da reserva. 


Ver mais