Templo de Philae
Um dos mais belos templos e uma verdadeira conexão com um período específico da história do Egito Antigo, o Templo de Philae é um templo dedicado ao amor e um símbolo de resistência. A partir dele temos uma magnífica compreensão da forma que a cultura egípcia e grega se fundem e de influências pelas quais o local passou ao longo dos séculos que se seguiriam, passando pelo domínio romano, império bizantino, perseguições religiosas, invasão napoleônica, ocupação muçulmana até os dias atuais, nos quais felizmente podemos apreciar essa obra incrível. Venha saber mais!
O que é o Templo de Philae?
É o templo dedicado à deusa Ísis, e por isso é também conhecido como Templo de Ísis. Porém, a cerca de alguns metros do Templo de Philae você encontrará um pequeno templo dedicado à deusa Hathor, equivalente a Afrodite para os gregos.
Quando o Templo de Philae foi construído?
Ele é um dos templos mais novos se comparados a outros. Foi concluído em 690 a.C. O culto à deusa Ísis continuou ali até 550 a.C.. Mas no início do império bizantino foi usado pelos católicos que sofriam perseguição. Na galeria interior há inscrições de cruzes e símbolos ortodoxos que confirmam que o templo foi usado como igreja.
Qual é a lenda do Templo de Philae?
Conta a lenda que Ísis era casada com Osíris, seu irmão, mas que o outro irmão, Set, o assassinou por inveja. Set jogou o corpo de Osíris no Nilo, mas Ísis o resgatou das águas do rio. Set não se deu por vencido e ao saber disso cortou o corpo do irmão morto em 14 pedaços. Ísis persistiu e reuniu todas as partes, exceto o pênis, comido por um peixe. Então ela moldou um pênis de uma planta e mumificou o corpo do amado, escondendo-o na ilha de Philae. Essa história é contada em relevos nas paredes do templo.
Por que o Templo de Philae mudou de lugar?
Devido à construção da Barragem de Assuã. Assim como os Templos de Abu Simbel, o templo de Philae estava localizado onde o lago Nasser iria passar, inundando assim a ilha e resultando na perda do templo. O governo egípcio em parceria com a UNESCO organizou um plano para salvar o templo e o removeu para a ilha Agilkia. A ilha Philae, que emprestou o seu nome ao templo, hoje está submersa no lago.

O Templo de Philae é uma atração turística importante?
Sim. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um templos mais importantes do Egito e está em considerável bom estado. A localização de difícil acesso da ilha proporcionou ao templo mais segurança e ele foi um dos últimos a sofrer perseguição religiosa. Algumas tentativas de destruição infelizmente não podem ser apagadas e é possível ver que algumas inscrições foram danificadas.
O que definitivamente faz do Templo de Phiale tão importante é que ele é um dos últimos construídos pelos antigos egípcios em um tempo em que o mundo mudava. Em breve, o Egito seria ocupado pelos romanos, templos seriam perseguidos e danificados. O templo de Philae, sob o domínio ptolemaico, é uma das últimas ligações que temos com aquele tempo.
Como visitar o Templo de Philae?
Para chegar ao Templo de Philae você vai precisar de um pequeno barco. Geralmente o passeio está incluído na maioria dos cruzeiros pelo Nilo, mas é possível alugar um barco e ir sem um grupo. O trajeto leva cerca de 15 minutos. O templo atrai visitantes durante o dia, mas de noite é um convite ao Show de Luzes e Sons, que também é muito belo e uma alternativa para aqueles que preferem um passeio diferente.
Tinha uma viagem única conosco ao templo de Philae e outros templos antigos no Egito. Confira!


Pacotes Sugeridos
Viva a magia com o nosso pacote para o Egito! Visite as maravilhas do Egito Antigo e crie memórias incríveis!
A Partir De
$1120
Tenha uma aventura inesquecível no Egito explorando o Cairo e navegando no Rio Nilo de Aswan até Luxor com um guia que fala português. Reserve Já!
A Partir De
$1400
Avaliações dos nossos viajantes