Templo de Hatshepsut

Templo de Hatshepsut

Localizado próximo ao Vale dos Reis, esse é o templo dedicado à rainha Hatshepsut, uma das poucas faraós mulheres que o Egito teve, e que apesar das tentativas de apagá-la da história, ela permance como uma figura emblemática que trouxe grande progresso ao Egito durante o seu reinado de mais de 20 anos. Seu templo de design único está entre as atrações mais visitadas do Egito.


Templo Mortuário de Hatshepsut, Luxor, Egito

Quem foi Hatshepsut?

Hatshepsut era uma legítima princesa, filha do rei Tutemés I e de sua primeira esposa, a rainha Ahmose. Após a morte de seu pai, o trono passou a Tutemés II, seu meio-irmão e marido, mas esse também morreu após poucos anos de reinado, e o trono passou por direito a seu filho com uma esposa de menor importância, Tutemés III. Sendo este ainda uma criança, Hatshepsut governaria como faraó-regente até a maioridade do menino.


Ela legitimou o seu poder alegando que tal decisão era a vontade de seu pai, o deus Amon, que a teria enviado para governar o Egito. E assim ela o fez por mais tempo que qualquer outra faraó mulher, quase 22 anos. Mesmo com um reinado pacífico, ela ordenou expedições e foi bem-sucedida. Sob sua liderança, ela deu particular atenção à arquitetura e aumentou as riquezas do Egito. Hatshepsut preferia ser representada esteticamente como um faraó com feições masculinas, como barba, salvo cintura mais fina, indicando se tratar de uma mulher.


A construção de seu templo tinha como intenção ser de arquitetura original e única, e assim o foi. O Templo Funerário da Rainha Hatsehpsut, ou Templo de Deir el-Bahri, é considerado uma das maravilhas do Egito Antigo.


A múmia de Hatshepsut foi identificada em 2007. A rainha teria morrido em torno dos 40 anos, obesa e vítima de diabetes. Suas estátuas e hieroglifos foram danificados, e acredita-se que a mando de seu sobrinho-enteado, Tutméses III, mas não há certeza sobre isso, já que existe também a possibilidade de que foi Amenhotep II, filho de Tuméses II, que teria vandalizado obras referentes à Hatshepsut quando governada como regente ao lado de seu pai. O motivo seria sua posição não tão forte na lineagem de sucessão. Quem quer que seja o responsável, o fato é que contribuiu para que Hatshepsut ficasse desconhecida aos olhos de estudiosos até o século XIX.


mulher explora as ruínas do antigo Hatshepsut egípcio

Por que visitar o Templo de Hatshepsut?

Porque seu templo é uma das grandes maravilhas do Egito Antigo, assim referido por historiadores, e está entre os mais importantes do país. É um templo de arquitetura única com três terraços de quase 30 metros de altura juntos. A maior parte da decoração foi removida para museus, mas ainda assim o templo em si é impressionante.


Uma surpresa extra aguarda aqueles que visitarem o templo nos dias 21 e 22 de dezembro a tempo do nascer do sol. Essas datas representam o solstíciode inverno, e Senemute, o arquiteto da obra, calculou a posição do templo para que este se beneficiasse da entrada da luz nesses dias. Os raios de sol dão um verdadeiro show, iluminando primeiro as paredes e depois indo em direção ao centro e levando luz respectivamente às estátuas de Amon-Rá, do rei Tutemés III e de Hapi, o rei do Nilo.


Onde está localizado o Templo de Hatshepsut?


Ele está localizado no Vale de Deir el-Bahari, próximo ao Vale dos Reis, em Luxor. Para chegar até lá, vá de carro, táxi ou vans com agências de turismo. 


se você quiser vir explorar este templo e outros templos em Egito antigo contato conosco!

FAQ

O Pacotes para O Egito é uma das empresas mais reconhecidas e experientes no turismo egípcio, temos 10 anos de experiência, Adaptamos a viagem de nossos clientes aos seus desejos e oferecemos serviço profissional de qualidade, além de facilitar pagamento e oferecer assistência a qualquer momento.

Não. Nós não aplicamos sobretaxa nos pagamentos via débito ou cartão de crédito.

Pedimos depósito de entrada de 25% do preço total do pacote. Para pacotes de Natal, Ano novo e outras épocas de alta temporada, pedimos depósito de 50%.

Há uma variedade de opções, já que os cruzeiros oferecem pensão completa em buffet ou menu fixo. Cada refeição é servida em horário fixo e as bebidas não são incluídas, incluindo água. Porém, café e chá são servidos o café da manhã e chá da tarde. No caso de refeições especiais como veganas ou diet, essas devem ser mencionadas no ato da reserva. 


Ver mais