Aswan : Onde fica? : O que fazer no Aswan?
O Egito oferece muitas possibilidades além da agitada capital Cairo. Aswan, ao sul do Egito, é uma oportunidade de conhecer uma face relaxada e rica da história do egito antigo. Com clima agradável, é hora de navegar nas calmas águas do Nilo, que ganham uma tonalidade diferente longe da capital, conhecer templos milenares e um povo fascinante, os Núbios!
Onde Aswan está localizada?
No sul do Egito às margens do Nilo, precisamente na primeira catarata do rio no país.
Qual é a história de Aswan?
Aswan era no passado chamada Tati e depois foi rebatizada de Syene, que significava "mercado". Isso porque a cidade de Aswan era um ponto comercial por estar situada na fronteira do Egito com a Núbia, atual Sudão. Pela cidade, entravam marfim, madeira, ouro, animais, incenso e outros produtos. A cidade também funcionava como porta de entrada para o restante da África. Os antigos egípcios e os núbios mantinham uma relação de rivalidade, mas com momentos de paz intercalados. Alguns faraós inclusive tomaram esposas núbias.
Milênios depois, durante a colonização inglesa no Egito, a cidade concentrou forças estrangeiras para conter revoltas no Sudão. Foi então que, após a consolidação do Egito como República em 1953, o território núbio foi dividido entre Egito e Sudão.
Quem são os núbios em Aswan?
A Núbia pode ter sido dividida, mas o povo núbio continuou habitando a região. Eles são um dos povos mais antigos do mundo e possuem escrita e idioma próprios que ainda são passados de geração a geração como forma de manterem suas tradições vivas.
Portanto, é impossível falar de Assuã sem falar sobre os núbios. Muito do que a cidade ainda é também diz respeito à relação ambígua que o Egito mantinha com esse povo, ora buscando controlá-los, ora dando-lhes autonomia.
Atualmente, Aswan possui diversas atrações turísticas e oferece um ambiente tranquilo que atrai diversos viajantes, mas sem dúvidas, o mérito pelo espírito da cidade e hospitalidade vai para os núbios que, junto à beleza do Nilo, são as estrelas de Aswan. Com suas casas coloridas, artesanato e espírito acolhedor, eles encantam todos que por lá passam.
O que fazer em Aswan?
Obelisco Inacabado: Localizado na antiga pedreira da cidade, esse obelisco teria sido o maior do Egito se terminado, com 42 metros de altura, mas uma rachadura interrompeu os trabalhos. Acredita-se que ele foi encomendado pela rainha Hatshepsut. Ainda que incompleto, o obelisco é uma atração complementar que nos ajuda a entender como funcionava o processo de extração de pedras naquele tempo.
Passeio de feluca no rio Nilo: Feluccas são passeios de barco a vela pelo Nilo, e são uma oportunidade de relaxar e aproveitar a beleza do lugar de uma forma original.
Jardim Botânico: Ótimo para mais relaxamento e natureza. O Jardim Botânico de Aswan possui mais de 400 espécies de vegetação de todo o mundo, 750 metros de extensão e está localizado na Ilha Kitchener. Aproveite o passeio de felluca para ir até lá.
Barragem de Aswan: Essa represa é a segunda construída na cidade, porém maior. Seu objetivo era solucionar as enchentes causadas pelo Nilo e suprir a demanda do país em períodos de seca. A construção impressiona pelo seu tamanho (3,5km de extensão) e por ter sido feita em granito. Alguns cruzeiros fazer tour pelo lago Nasser, que surgiu devido à construção da represa.
Como chegar em Aswan?
Do Cairo a Aswan: vá de avião (cerca de 1h de viagem) ou trem (cerca de 11h de viagem)
De Luxor a Aswan: a maioria dos visitantes que se deslocam de Luxor a Aswan o fazem por meio de um cruzeiro, nesse caso não se preocupe com o initerário, pois está incluído na sua viagem. Os cruzeiros variam de 3 a 8 dias. Outra opção é de carro (250km entre as duas cidades), neste caso verifique o transfer com seu hotel, ou trem (a qualidade é inferior das dos trens que partem do Cairo). Vale a pena!
o que você está esperando! venha e explore no pacote para Egito com cruzeiro nilo para Aswan.